Resenhas

A vida mentirosa dos adultos | Elena Ferrante

A vida mentirosa dos adultos
A vida mentirosa dos adultos

Em A vida mentirosa dos adultos, novo lançamento da escritora Napolitana Elena Ferrante, acompanhamos a jornada de Giovanna, mais precisamente no momento de transição da sua infância para a adolescência dos doze aos dezesseis anos.

Giovanna escuta em uma conversa particular seu pai chamando-a de feia e que está ficando igual a sua tia Vittoria, irmã do seu pai, pessoa pela qual ele detesta. Inconformada e triste com que ouviu, Giovanna decide conhecer sua tia para entender os motivos que levou seu pai a falar aquilo.

Ao conhecer Vittoria, fica nítido a diferença entre ela e seu pai, tanto na personalidade quando no estilo de vida. Enquanto Andrea tem uma vida confortável como professor e mora em um bairro de classe média, sua irmã é empregada doméstica e vive em um distrito industrial no subúrbio da cidade.

Quanto mais contato Giovanna mantinha com Vittoria, mais ela descobre sobre o passado do seu pai e sobre os segredos e mentiras que o cercam.

Opinião

A obra é narrada em primeira pessoa, pela Giovanna e através do seu ponto de vista acompanhamos suas fases e descobrimentos. As realidades da vida adulta são apresentados de forma dura.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Ferrante e a minha ansiedade e curiosidade por essa obra estava nas alturas. Apesar da autora ter uma escrita excelente, o desenvolvimento da obra se tornou lenta e cansativa em vários momentos.

A proposta apresentada é boa, no entanto os personagens não cativaram, pelo contrário, de alguns tive uma certa aversão. A forma como a sexualidade é apresentada na infância me causou bastante desconforto.

Edição

A vida mentirosa dos adultos teve sua estreia no Brasil através do clube Intrínsecos no mês de Junho e conta com uma edição totalmente especial em capa dura, marcador exclusivo, card colecionável com a capa original do livro e um brinde.

intrínsecos

Ficha Técnica 
Título: A vida mentirosa dos adultos
Autora: Elena Ferrante
Tradutor: Marcello Lino
Gênero: Romance Contemporâneo
Editora: Intrínseca
Páginas: 432

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.