Filmes & Séries

Adaptações Literárias

A quantidade de filmes baseados em livros têm crescido nos últimos anos. Seja por limitações criativas dos roteiristas, seja pelo interesse dos leitores em verem sua imaginação ganhando vida na tela, o fato é que o número de roteiros adaptados é cada vez maior. Essa iniciativa é lucrativa tanto para o cinema como para o mercado editorial, que ganha novos leitores após o lançamento dos longas.

Selecionei alguns livros que foram confirmadas as suas adaptações literárias para que você possa ler antes da sua estreia.

A Mulher na Janela

A mulher na janela ficou 26 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. No thriller, escrito por AJ Finn, uma mulher olha pela janela e acredita ter visto um crime ser cometido na casa da frente. Entretanto, ela começa a se questionar se o que viu é verdade e a linha que separa imaginação e realidade se torna tênue. A obra é repleta de referências e homenagens à Janela Indiscreta de Hitchcock e o filme já tem Amy Adams confirmada como protagonista. O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 10 de outubro.

Por Lugares Incríveis

Este livro de Jenniver Niven tem aquecido o coração de jovens adultos desde o seu lançamento. Ele narra a história de Violet Markey, que teve a vida perfeita destruída por um acidente de carro. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu ela se afasta de todos para tentar seguir em frente. É aí que ela conhece Theodore Finch, o esquisito da escola. Juntos, esses dois jovens infelizes se unem para superar suas tristezas e se tornar quem eles gostariam de ser. A obra será adaptada pela Netflix e conta com Dakota Fanning e Justice Smith nos papéis principais. Veja a resenha.

A química que há entre nós

A adaptação do livro A Química que Há Entre Nós, da autora Krystal Sutherland, lançado no Brasil pela Globo Alt foi confirmada e deixou os fãs de Riverdale eufóricos. Isso porquê a atriz Lili Reinhart que interpreta a Betty Cooper na série será a protagonista da adaptação.O ator Austin Abrams interpretará Henry Page. A trama do livro acompanha, Henry Page, um jovem que se vê como uma pessoa romântica, mas nunca se apaixonou. Enquanto isso não acontece, ele se vê feliz em colocar sua atenção para se tornar finalmente o editor do jornal da escola que frequenta. Mas, no primeiro dia do seu último ano, ele conhece a jovem Grace Town (Reinhart) e tudo aquilo que ele achava que sabia será mudado.

Pequenos incêndios por toda parte

As atrizes Reese Witherspoon e Kerry Washington estão adaptando e estrelando Pequenos incêndios por toda parte, romance da escritora de Celeste Ng.  A atração será exibida pela plataforma de serviço de streaming Hulu. A trama se passa em Shaker Heights, um subúrbio calmo e moderno de Cleveland, onde tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson (Reese Witherspoon), que tem como princípio de vida seguir as regras. Mia Warren (Kerry Washingto), uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com Pearl, sua filha adolescente, e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Mas Mia carrega um passado misterioso e um desprezo ao status quo que ameaça desestruturar essa comunidade tão cuidadosamente ordenada. Sem data de estreia confirmada até o momento.

Para todos os garotos que já amei 2

No finalzinho do ano passado os fãs da Lara Jean e do Peter K foram presenteados com a notícia em um vídeos fofo feito pela Lana Condor e Noah Centineo, confirmando a sequência de Para todos os garotos que já amei. As gravações estão indo a todo vapor porém não foi divulgado data de estreia do longa. Os atores Jordan Fisher e Ross Butler entraram para o elenco para interpretar os papeis de Jonh Ambrose e Trevor Pike respectivamente. 

Quem é você, Alasca?

Lançado em 2005, “Quem é você, Alasca” conta a história de Miles Halter (Charlie Plummer), que decide estudar em um colégio interno. Lá ele conhece Alasca Young (Kristine Froseth), uma jovem impulsiva e imprevisível por quem se apaixona. Entre uma aventura e outra, Alasca se envolve em um acidente e Miles tenta reunir pistas para descobrir os segredos. Produzida pelo serviço de Streaming Hulu, a produção conta com oito capítulos e sua estreia está prevista para outubro.

Tartarugas até lá embaixo

Outra obra do autor Jonh Green foi confirmada para adaptação. Tartarugas Até Lá Embaixo acompanha Aza Holmes, uma menina adolescente que sofre de TOC. Ela e sua melhor amiga, Daisy, embarcam em uma jornada para tentar desvendar o misterioso desaparecimento de um bilionário fugitivo da polícia, cujo filho Aza conhece. Quem encontrá-lo tem direito a uma farta recompensa em dinheiro. Os direitos de adaptação do livro foram adquiridos pela Fox 2000 em dezembro de 2018 e conta com a cineasta e atriz Hannah Marks como diretora. Sem data de estreia no momento. Confira a resenha completa aqui.

Deixe a neve cair

A adaptação da obra, coautoria de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle, contará com o produtor Dylan Clark (Planeta dos Macacos: A Guerra). O longa está sendo produzido pela Netflix porém sem data de estreia confirmada. Em Deixe a Neve Cair, quando uma cidadezinha é atingida por uma nevasca na véspera de Natal, vários alunos do ensino médio descobrem oportunidades inesperadas, bem como complicações que põem à prova suas amizades, vidas amorosas e aspirações para o futuro.

É assim que acaba

E a mais recente confirmação foi a adaptação do livro É assim que acaba da escritora Colleen Hoover. A notícia foi dada ontem 02/07 em seu Instagram  e a obra será dirigido pelo mesmo diretor de “A cinco passos de você”, Justin Baldoni. Collen conta que recebeu um e-mail do próprio diretor, no qual elogia o livro e pede que seja feita uma adaptação cinematográfica. Ainda não tem mais informações sobre como será a produção.  Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça ― seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco.

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.