Leituras News

Como criar o hábito da leitura

Durante essa minha jornada como criadora de conteúdo literário, várias pessoas já vieram me perguntam como criar o hábito da leitura.

Acontece que escuto muita gente falar que não gosta de ler por não ter paciência, outros por ter experiências frustrantes de leituras obrigatórias durante o ensino médio, ou por não ter tempo e assim vai.

As frases mais comuns que o bookblogger/ bookstagrammer/ booktuber escuta é:

“Se tem filme pra quê lê o livro?”

“Quando pego no livro já me dá sono”

“Lê é muito chato”

Estudando essa necessidade, decidi reunir algumas dicas que certamente vai te ajudar a criar o hábito da leitura.

Estimule sua mente

O exercício da mente é um ponto crucial e de extrema importância e eu vou te explicar porquê.

Quando temos algo importante para fazer ou uma rotina diária como: trabalhar, estudar, caminhar e etc. Geralmente colocamos um despertador, lembrete ou escrevemos em uma agenda nossas tarefas.

O que já aconteceu bastante comigo e eu acredito que isso já deva ter acontecido com 90% das pessoas, quando programo o despertador para tocar, pois no dia seguinte tenho algo importante para fazer, acabo acordando assustada antes do horário que havia programado.

Isso acontece porquê meu cérebro já entendeu que isso era de suma importância. Somente com esse exercício de me programar para a prioridade do dia seguinte, ele disparou um alerta na minha mente.

Se você separar 10 minutinhos do seu dia para ler todos os dias e colocar essa atividade no despertador, lembrete ou agenda, você estará exercitando e acostumando seu cérebro.

Estabeleça um horário

Estabelecer um horário para a leitura é outro fator muito importante pra quem tá começando. Muitas vezes nossa rotina é muito agitada, trabalho, escola do filho, almoço, jantar, faculdade e etc. Eu sei perfeitamente que é complicado encontrar um tempo no nosso dia-dia para incluir o momentos de lazer.

Para quem ta começando não vai enxergar exatamente como um lazer, mas tente colocar isso dessa forma, será muito mais prazeroso do que colocar como uma obrigação.

Se você vai para o trabalho de ônibus, metrô ou van, então esse momento é muito importante. Como muitas vezes o caminho para o trabalho pode durar cerca de vinte, trinta, quarenta minutos ou muitas vezes até mais que isso, esse tempo pode ser ótimo para você aproveitar. Ande sempre com um livro dentro da bolsa.

Caso barulhos externos te incomode e ajude a perder a concentração no momento da leitura, você pode colocar fones de ouvido e pôr pra tocar no Spotify ou em seu app de música favorito uma playlist com sons da natureza.

Comigo funciona perfeitamente.

Se você vai para o trabalho de carro, tem um opção muito bacana que são os audiobooks. Os áudio livros tem se tornado uma ferramenta muito poderosa aqui no Brasil. Muita gente está preferindo esse recurso por possibilitar ouvir livros enquanto pratica exercícios, no trajeto da escola dos filhos, enquanto prepara refeições.

A Auti books e a Audible são ótimos recursos para te ajudar a escutar aquele livro tão desejado.

Reserve um espaço

Ter um cantinho reservado, confortável e aconchegante é essencial para ajudar no momento da leitura. Se você costuma se distrair fácil enquanto lê, um cantinho silencioso e agradável vai te ajudar a manter a concentração.

Gêneros

Além do cantinho da leitura, outra dica legal é você analisar quais os gêneros que mais te chamam atenção, que mais combina com seu estilo.

Se você adora uma novelinha, sem dúvida vai gostar de dramas familiares. Mas se adora um bom mistério, resolução de casos assim como eu, então vai amar um Thriller policial.

No universo literário existe inúmeros gêneros que vai combinar com o seu estilo.

Clube de leitura

E a ultima e não menos importante dica para criar o hábito da leitura, são os clubes do livro. Juntar pessoas com o mesmo propósito que o seu, escolher uma leitura bacana e debater sobre ela, é muito prazeroso e extremamente estimulante.

Existem inúmeros clubes com vários propósitos. Tem clubes por gênero, de um autor específico, para sair da zona de conforto, enfim, clubes para todos os gostos. Procure aquele que mais se encaixa com estilo e compartilhe com pessoas do seu clube seu ponto de vista sobre a obra.

Ótimas leituras

0

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *