Resenhas

Fique Comigo | Ayobami Adebayo

Em Fique Comigo, romance de estreia da autora Ayobami Adebayo, carrega uma narrativa visceral que tem como pano de fundo o cenário político da Nigéria de 1980. Ao mesmo tempo em que a escritora narra um relacionamento carregado de segredos, mentiras e traições, a trama é cercada pela cultura do país.

Após várias tentativas de driblar seus familiares, Akin e Yejide se veem pressionados por não terem concebido nenhum filho durante seus quatro anos de casados. Um visita inesperada de sua madrasta pega Yejide de surpresa e a mesma é obrigada a aceitar que seu marido se case com outra mulher. A reação de Yejide não é a das melhores, ela e Akin já haviam conversado inúmeras vezes sobre esse assunto, onde sempre deixara claro que não aceitaria poligamia em seu casamento.

“As coisas que importam estão dentro de mim, encerradas em meu peito como em um túmulo, onde permanecerão para sempre, meu baú de tesouros sepultados.”

Essa é apenas a ponta do iceberg para as varias revelações e reviravoltas que ambos terão que enfrentar para tentar salvar seu casamento.

“Eu tinha me equilibrado à beira de um precipício, e agora estava tão exausta que queria apenas me deixar cair.”

Contudo a obra tem como tema central a poligamia e o papel da mulher na sociedade. Uma narrativa clara, fluida e super enxuta, os capítulos são alternados entre Akin e Yejide e dividido em quatro momentos na vida do casal, e quanto mais nos aprofundamos na leitura mais nos emocionamos com as situações e as dores sofridas.

Outro fator muito importante na narrativa é a quantidade de elementos pessoais que a autora introduziu na obra, como a ambientação e a política. As cidades citadas na estória Lagos, Ilesa e Ife foram cidades que a mesma nasceu e morou respectivamente. Em 1985, um dos anos em que os relatos se passam, era um momento bastante preocupante no cenário político no país onde sofriam inúmeros golpes e o representante do governo nessa época era o Ibrahim Babangida, citado algumas vezes na narrativa. 

“Há coisas que nem mesmo o amor é capaz de fazer.”

Ficha Técnica 
Título: Fique Comigo
Autora: Ayobami Adebayo
Gênero: Romance, Drama Familiar
Editora: Harper Collins
Páginas: 240

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.