Resenhas

O Silêncio das Filhas | Jennie Melamed

Posterguei muito em trazer minha opinião sobre esse livro. A verdade é que estava tentando digerir tudo o que havia consumido com a leitura dessa obra. Não por ser uma leitura ruim, e sim por tratar de uma temas bastante delicados como: ESTUPRO e INCESTO.

Quando recebi a proposta da Editora Rocco de fazer uma leitura coletiva deste livro, e que nela traria uma distopia que os amantes de O conto da Aia iriam adorar, sabia que teria uma enorme carga dramática com temática fortíssima em seu contexto narrativo.

O Silencio das Filha narra a história de uma comunidade que vive isolada em uma ilha, que desde os seus primeiros habitantes (anciãos), foi estabelecido um espécie de culto religioso patriarcal que perpetua até os dias atuais.

Nessa história distópica, os habitantes que vivem nessa comunidade não têm permissão de contato com nada do mundo externo. Apenas um grupo seleto de homens chamados de “viajantes” têm livre acesso a sair da ilha para buscar suprimentos que não podem ser produzidos ou cultivados ali. Eles são responsáveis também pelo recrutamento de novos habitantes para ilha, isso se dar pelo fato de quando a população vai ficando mais velha não tem muita “utilidade”. A ideia que é que dentro da ilha a reprodução seja constante, pouco importa a forma como será feita.

Com capítulos alternados, conhecemos a conta-gotas a vida e relatos das protagonistas Vanessa, Amanda, Caitlin e Janey, e suas lutas constantes em busca de entender toda a bizarrice que acontece por ali. As descobertas feitas por elas se tornam cada vez mais sofridas e angustiantes.

Opinião

Esse foi meu primeiro contato com uma obra que aborda como tema principal o estupro e incesto. A autora possui uma característica de escrita que adoro: capítulos curtos com plot twists no final. Devo alerta-los que apesar da escrita ser incomplexa , essa não é uma obra fácil de ser lida.

Melamed, se baseou em sua formação profissional para retratar a vida interior de meninas e mulheres presas em um mundo tão cruel e clausurado. Com isso, conseguiu transmitir toda uma atmosfera sombria da ilha que em contrapartida, mostrou sua responsabilidade diante de um tema tão brutal. Uma leitura que por mais obscura, trouxe uma perspectiva mais ampla dos assuntos tratados.

Lista de Gatilhos

  • Abuso Infantil
  • Violência Sexual, Física e Psicológica
  • Estupro de vulnerável
  • Incesto
  • Alcoolismo

Jennie Melamed - Portal da Literatura

Sobre o Autor

O Silêncio das Filhas é romance de estreia da escritora norte-americana Jennie Melamed. Além de autora, Janie é enfermeira psiquiátrica especializada no tratamento de crianças traumatizadas. Durante seu doutorado, investigou os aspectos antropológicos, biológicos e culturais do abuso de crianças.

Ficha Técnica 🔞
Título: O Silêncio das Filhas
Autora: Jannie Melamed
Tradutor: Léa Viveiros de Castro
Gênero: Distopia
Editora: Rocco
Páginas: 327

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.