Resenhas

A lista negra | Jennifer Brown

Romance de estreia da autora. Lançado no Brasil em 1 de setembro de 2009 pela editora Gutemberg, a lista negra vai contar a história da Valerie Leftman (Val) e de seu namorado Nick Level

No dia 2 de maio de 2008 Nick entra com Val na praça de alimentação da escola e atira em uma garota que vivia provocado a Val e naquele mesmo dia, no ônibus a caminho da escola ela havia quebrado o MP3 dala . Além da Christy Bruter (a garota que a provocou no ônibus) Nick também dispara em outros colegas, porém sem saber do plano do namorado, Val demora um pouco para entender o que de fato tá acontecendo até que percebe que seu namorado está se vingando de todas as pessoas que praticaram bullying com eles e na tentativa de impedir que Nick continue com o plano, Val se joga na frente de uma garota que também já a tinha provocado e com isso acaba levando um tiro na perna. Nick comete suicídio logo após o massacre. Além do bullying que ambos sofrem na escola, os dois passavam por problemas familiares.

O livro é narrado pela Val e dividido em 4 partes, alternado entre passado e presente. Val passa o verão se recuperando do ferimento e sendo interrogada pelos investigadores que ficaram responsáveis pelo caso e que acabaram encontrando um caderno na casa do Nick onde havia uma Lista Negra com o nome de todos as vítimas/desafetos do casal. Até então para a polícia a Val era cúmplice do Nick no massacre.

Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve lutar contra seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

Devorei esse livro. Uma história tensa, intensa e necessária. Confesso que não consegui sentir raiva do Nick até porque além de qualquer coisa ele e a Val eram as maiores vítimas nessa história. E uma da inúmeras mensagens que a autora passa para o leitor é que as pessoas só percebem o mal que causam as outras quando uma tragédia acontece.

Ficha Técnica
Título: A lista negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Gênero: Young Adult
Páginas: 272

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

3 Comments

  1. A Lista Negra gostei bastante, livro físico, e já li duas vezes, vez que outra releio alguns livros físicos, como este, Barbara Delinsky (Mais Que Amigos), que já li cinco vezes, O Segredo de Emma Corrigan, duas, de Sophie Kinsella, e outros. Só não releio, ainda não, livros digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.