
Romance de estreia da autora. Lançado no Brasil em 1 de setembro de 2009 pela editora Gutemberg, a lista negra vai contar a história da Valerie Leftman (Val) e de seu namorado Nick Level.
No dia 2 de maio de 2008 Nick entra com Val na praça de alimentação da escola e atira em uma garota que vivia provocado a Val e naquele mesmo dia, no ônibus a caminho da escola ela havia quebrado o MP3 dala . Além da Christy Bruter (a garota que a provocou no ônibus) Nick também dispara em outros colegas, porém sem saber do plano do namorado, Val demora um pouco para entender o que de fato tá acontecendo até que percebe que seu namorado está se vingando de todas as pessoas que praticaram bullying com eles e na tentativa de impedir que Nick continue com o plano, Val se joga na frente de uma garota que também já a tinha provocado e com isso acaba levando um tiro na perna. Nick comete suicídio logo após o massacre. Além do bullying que ambos sofrem na escola, os dois passavam por problemas familiares.
O livro é narrado pela Val e dividido em 4 partes, alternado entre passado e presente. Val passa o verão se recuperando do ferimento e sendo interrogada pelos investigadores que ficaram responsáveis pelo caso e que acabaram encontrando um caderno na casa do Nick onde havia uma Lista Negra com o nome de todos as vítimas/desafetos do casal. Até então para a polícia a Val era cúmplice do Nick no massacre.
Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve lutar contra seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
Devorei esse livro. Uma história tensa, intensa e necessária. Confesso que não consegui sentir raiva do Nick até porque além de qualquer coisa ele e a Val eram as maiores vítimas nessa história. E uma da inúmeras mensagens que a autora passa para o leitor é que as pessoas só percebem o mal que causam as outras quando uma tragédia acontece.
Ficha Técnica
Título: A lista negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Gênero: Young Adult
Páginas: 272
A Lista Negra gostei bastante, livro físico, e já li duas vezes, vez que outra releio alguns livros físicos, como este, Barbara Delinsky (Mais Que Amigos), que já li cinco vezes, O Segredo de Emma Corrigan, duas, de Sophie Kinsella, e outros. Só não releio, ainda não, livros digitais.
Acho que também tenho algum problema com livros digitais. Tenho um pego danado por livros físicos. Ainda não reli nenhum, mas tem alguns que quero repetir leitura em breve.
[…] Confira a resenha Confira a resenha Confira o post Confira a resenha Confira o post Confira a resenha Confira a resenha confira a resenha Confira a resenha Confira a […]