Resenhas

As mil partes do meu coração | Colleen Hoover

Colleen Hoover é sinônimo de livros incríveis e historias tocantes. Recentemente tive a oportunidade de conhecer a escrita dessa autora com a obra “É assim que acaba” e não me arrependo em nada por ter começado por ela. Em “As mil partes do meu coração” não é diferente, segundo livro da escritora que leio e só consigo me apaixonar mais pelas obras e pela escrita viciante.

Os integrantes da família Voss possuem gostos peculiares e escondem alguns segredos. O mesmo acontece com Merit Voss que coleciona troféus que nunca ganhou, ou melhor, nunca conquistou. As coisas na casa de Merit não andam muito bem depois que sua mãe adoeceu e seus pais se separaram. Seu pai hoje casado com outra mulher que por ironia do destino tem o mesmo nome de sua mãe tenta mandar a família feliz do seu jeito.

“Não torne sua presença conhecida. Torne sua ausência notada.”

As coisas se tornam cada vez mais estranhas para Merit quando o atual namorado de sua irma gêmea a beija na praça da cidade. Tendo que esconder vários segredos de todos da família inclusive os seus, Merit se sente perdida em como as pessoas com quem convive diariamente podem ser tão frias com seus problemas empurrando todos eles para debaixo do tapete.

“Nem todo erro merece consequência. Às vezes a unica coisa que ele merece é o perdão.”

Problemas familiares e depressão são temas centrais nessa obra que me conquistou em cada pedacinho escrito. A forma como cada personagem secundário que vai surgindo consegue ter um certo destaque na história e vai se tornando importante para todo o conjunto da obra e isso a CoHo consegue fazer muito bem, eu particularmente acabo me encantando bastante com esses personagens e em como eles vão ganhando destaque ao longo da leitura. Achei bem responsável a forma como a depressão foi tratada nesse livro mostrando as fases e os estágios da doença até o momento da aceitação não só pessoal como familiar também.

Apesar dos gatilhos contidos na obra eu considero um livro leve com leitura extremamente fluida. A forma como a depressão é tratada nesse livro ajuda muita gente que sofre da doença mas não sabe que tem a identificar os sintomas e procurar ajuda, e sim mostra para o leitor também que existe tratamento e que mesmo que a família tenha seus problemas ela pode ser o seu porto seguro.

“Acho que todos nós chegamos ao ponto em que esperávamos que alguém tomasse a iniciativa , mas ninguém jamais tomou. É que ninguém tem a coragem de dar o primeiro passo para falar desses problemas.”

Ficha Técnica 
Título: As mil partes do meu coração
Autora: Colleen Hoover
Gênero: Ficção Doméstica
Editora: Galera Record
Páginas: 336

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.