Resenhas

O ódio que você semeia | Angie Thomas

O ódio que vocês semeia sem dúvida foi um dos melhores livros que li em 2018. Com muita representatividade a obra da autora Angie Thomas conquistou meu coração e me deu em tremendo choque de realidade.

“Mas é engraçado como funciona com os adolescentes brancos. É maneiro ser negro até ser difícil ser negro”.

Na obra vamos conhecer a Starr, uma típica adolescente negra do subúrbio que desde cedo teve que aprender o peso de ser negro na sociedade. Dividida entre seu bairro de classe média e sua escola de alunos ricos e brancos, Stars tenta levar uma vida normal e rotineira, conseguindo separar muito bem sua jornada de amigos do subúrbio e amigos e namorados da escola.

“As despedidas doem mais quando a outra pessoa já partiu”.

Sua melhor amiga e meia irmã do seu irmão mais velho Kenya à convida para um festa que ta rolando no bairro e Starr acaba aceitando o convite. O que ela não não espera era encontrar o seu melhor amigo de infância que a muito tempo não o via. Khalil aparece todo jeitoso e cheio de charme. O que eles não imaginavam era que a festa que trouxe a felicidade de um reencontro iria terminar com um tiroteio .

“Às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dão errado. O importante é nunca parar de fazer o certo”.

Com todas aquela agitação, Khalil se oferece em levar a Starr para casa e o que eles não sabem é que essa carona vai mudar a vida dos dois drasticamente.

“Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria”?

O ódio que você semeia trás uma realidade sobre o racismo contada pelos olhos de uma jovem que vive em um mudo limitado por uma sociedade que acredita que cor fala pela dignidade e caráter do se humano.

Uma história incrível, necessária e com um desenrolar muito interessante. Te prende bastante do início ao fim. E uma das coisas que mais gostei foi como a Angie conseguiu desenvolver tão bem um personagem aleatório que surge ali no decorrer do livro e faz com que a história se torne cada vez mais interessante.

“Ter coragem não quer dizer que você não esteja com medo. (…) Quer dizer que você segue em frente apesar de estar com medo”.

Ficha Técnica
Título: O ódio que você semeia
Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record
Gênero: Young Adult
Páginas: 378

Play List

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.