Resenhas

Por lugares incríveis | Jennifer Niven

Há alguns meses atrás quando houve o massacre em Suzano – SP, eu pensei em selecionar alguns livros que abordassem temas como bulling. A lista acabou sendo bem extensa e o livro da autora Jennifer Niven “Por lugares incríveis” não poderia ficar de fora. A obra trás um romance carregado de problemas sociais.

O protagonista da vez é o jovem instigante, impulsivo e imprevisível Theodore Finch mais conhecido como “Aberração” pelos alunos do colégio Bartlett. Finch está passando por um momento complicado que além do bulling sofrido na escola, seu pais estão separados e todo domingo é obrigado a ir jantar na casa do pai e sua nova família. 

“Desliguei de novo. Apaguei. Num minuto tudo estava girando e, no instante seguinte, minha mente se arrastava em círculos, como um cão velho com artrite tentando se deitar”.

Violet Markey perdeu sua irmã Eleanor em um acidente de carro à um ano e depois desse fatídico dia tudo em sua vida havia mudado. Inconformada com a morte de sua irmã, tentando sobreviver dia após dia depois de sua partida, Violet não conseguia parar de pensar que a irmã estava morta por sua causa.

“O amor é o grande manifesto; a urgência de ser, de ter alguma importância e, se a morte vier, morrer com valentia, com clamor – em suma, permanecer na memória”.

Ambos passando por problemas psicológicos que os afetaram bastante, decidem tirar suas próprias vidas tentando pular da torre de sino da escola. A partir desse momento surge um afeto entre ele após Finch evitar que Violet pule.

Quanto tempo é possível viver com tantos demônios nos assombrando? “Por lugares incríveis” é sem sombra de dúvida um dos livros mais tocantes que já li. Finch consegue ganhar seu coração desde o primeiro momento e com uma narrativa alternada entre os protagonistas torna a litura muito fluida. Me arrancou risos e lagrimas, e me fez refletir muito sobre a vida durante toda a leitura. 

Livro foi adaptado pela Netflix e teve sua estreia no dia 28 de fevereiro de 2020.    

Ficha Técnica 
Título: Por lugares incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte Gênero: Ficção Juvenil Páginas: 336

Play List

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

2 Comments

  1. […] Este livro de Jenniver Niven tem aquecido o coração de jovens adultos desde o seu lançamento. Ele narra a história de Violet Markey, que teve a vida perfeita destruída por um acidente de carro. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu ela se afasta de todos para tentar seguir em frente. É aí que ela conhece Theodore Finch, o esquisito da escola. Juntos, esses dois jovens infelizes se unem para superar suas tristezas e se tornar quem eles gostariam de ser. A obra será adaptada pela Netflix e conta com Dakota Fanning e Justice Smith nos papéis principais. Veja a resenha. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.