Resenhas

Treze | FML Pepper

Sorte ou azar? Magia ou realidade? Destino ou mera coincidência? Em Treze, a escritora carioca FML Pepper nos faz mergulhar em um história repleta de emoções. Apaixona por leitura e vinda de família humilde, não tinha muito acesso a livros. Teve que abandonar a paixão pela leitura e trabalhar desde cedo. Mãe, Workaholic e apaixonada por livros de ficção e infanto-juvenis, ela nos apresenta a essa obra repleta de reviravoltas.

Rebeca é uma jovem haker cheia de personalidade e dona de si. Na arte da computação ela é ninja. Sua melhor amiga Suzy a leva para um parque de diversões e sem noção do que a amiga tem em mente a segue sem hesitação. O que não podia imaginar era que sua amiga a estivesse levando para uma tenda tipica de cartomante com um letreiro que informava “Madame Nadeje”. Totalmente cética em relação a divindade, magia, previsões do futuro e etc, Rebeca tenta impedir a amiga de cometer uma grande burrada.

Suzy não dá ouvidos a nada que a amiga fala e segue em frete com seu plano de uma consulta com a cartomante. Quando volta encontra-se totalmente transtornada com as revelações da senhora de semblante misterioso. Rebeca ampara a amiga e tenta leva-la para bem longe dali o mais rápido possível. Um temporal se aproxima o que faz as duas irem disparadas a encontro de seus carros. Totalmente perplexa com as revelações que Suzy havia lhe contado, Rebeca pega seu carro e vai embora em meio a tempestade.

Pensando no golpe que colocaria em pática com sua mãe no dia seguinte, que mudaria suas vidas, Rebeca segue com seu carro velho pelas avenidas encharcadas de água, quando avista uma senhora em um ponto de ônibus com uma capa de chuva vermelha, e ao passar por ela percebe que se trata da senhora da tenda no parque. Quando passa por ela, sente que está encarando e por mais que algo em Rebeca alertasse do perigo ela acaba dando carona para a cartomante.

“Duas pessoas que lutam como podem e descontam na vida as dores advinda dos golpes de um carma maldito”

O rumo da sua vida iria mudar totalmente a partir desse momento. Não ia ser apenas uma carona mas também ia ter revelações valiosas de seu futuro. Ao chegar no local de destino da senhora ela faz algumas recomendações que deixa Rebeca sem entender uma virgula do que dizia: cuidado com o francês; segunda faculdade; prova de segunda chamada; amor da sua vida; décimo terceiro namorado, alertas que saíram da cartomante e se instalaram na mente de Rebeca.

“Porque foi só avistar o bronze derretido de seus olhos para fazer com que todas as minhas certezas evaporassem como mágica”

Karl está em sua melhor fase. Atual campeão de MMA, etá estasiado de tanta emoção após vencer mais uma luta, porém perde o chão quando em meio a multidão não avista sua namorada Beatriz. Perplexo, pega sua moto e dispara em rumo ao apartamento da amanda e quando chega se depara com uma cena para lá de perturbadora. Karl é recebido com a notícia que seu namoro acabara naquele momento. Totalmente transtornado, sai dali pilotando sua moto em alta velocidade e acaba sofrendo um acidente que o deixa em coma por meses.

“Quero continuar de olhos fechados, manter as emoções a mordaçadas na anestésica escuridão”

Anos se passam e a vida de Rebeca e Karl mudam completamente, mas qual a ligação entre eles? O que os dois tem em comum? Será que Madame Nadeje estava certa com suas previsões?

“A nossa maior riqueza não são os bens materiais, mas as pessoas que amamos”

Livro completamente contagiante, te prende rapidinho e te leva para uma história que faz com que vocês não queria chegar ao fim. Personagens bem desenvolvidos e uma escrita fluida, a obra é capaz de despertar várias sensações. Me peguei inúmeras vezes com os olhos marejados. Sem dúvida uma leitura que recomendo bastante. FML Pepper também é escritora dos livros: Não pare, Não olhe, Não fuja e Máscaras que já estou um poço de ansiedade para ler todos.

Ficha Técnica
Título: Treze
Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção, drama
Páginas: 406
0

Flaviane Vilar

Me chamo Flaviane Vilar, tenho 30 anos e sou de Juazeiro do Norte – CE. Criei o Façanhas Literárias em 2019 e é através desse espaço que compartilho as coisas que mais amo.

Artigos recomendados

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *